Make your own free website on Tripod.com
Redemoinho

São caracterizados pelo movimento de uma massa de ar em torno de um epicentro com velocidade pequena sendo em geral em torno de 50 km/h e diâmetro de 10, 20, 100 ou até 200 metros. A velocidade implica diretamente sobre o diâmetro de cada um. Sua origem é semelhante ao que permite o desenvolvimento de furacões, tornados ou ciclones. O território brasileiro tem observado com muita freqüência este tipo de fenômeno natural, havendo menção em fantasias e mitos criados em regiões do país como Minas Gerais e São Paulo. Uma das figuras relacionadas ao redemoinho é a do Saci-Pererê, por dizer a lenda de origem portuguesa do século XVIII que em todo redemoinho existe um saci.

Ele é um personagem da mitologia brasileira que tem pele negra, movimenta-se sobre uma perna saltando pelo campo, utiliza um gorro vermelho e um cachimbo. Diz a lenda que sempre que um redemoinho surge, o saci pode aparecer e acaba fazendo uma traquinagem, fazendo desaparecer algum objeto, escondendo-o em algum lugar, entre outras travessuras.

Na verdade, o redemoinho tem capacidade de 'sugar' um objeto de pequeno porte com muita naturalidade, ao desprender o ar a partir de uma baixa pressão, fazendo subir. O fenômeno do redemoinho tem relação direta com o encontro entre duas massas de ar com sentido de giro oposto e caracterizadas normalmente pela diferença de temperatura. Uma é aquecida enquanto que a outra é fria.

O encontro entre ambas pode ser observado como no desenho abaixo:

Esta apresentação permite compreender que o encontro entre duas massas de ar com diferença de temperatura e de sentido pode gerar uma terceira massa de ar. As duas massas que se encontram são de maior volume, sendo também contínuas e ativas, o que dará continuidade ao movimento de giro desenvolvido incialmente pelo encontro entre as massas até que perca a sua força ao longo de uma trajetória. A diferença de sentido será definida pela massa de ar maior que tiver mais força ativa. Assim sendo, uma massa de ar que tenha se desenvolvido a partir do Atlântico por exemplo, pode ter maior atividade do que a massa de ar continental com a qual se encontrou e que deu origem ao fenômeno.

Todas as massas de ar primárias do hemisfério sul giram em sentido anti-horário, enquanto que as massas de ar primárias que giram no hemisfério norte giram em sentido horário. Esta definição de sentido tem relação direta com o sentido de movimento do globo se deslocando de Oeste para Leste. Deste modo os fenômenos como os redemoinhos têm sentido de giro anti-horário no hemisfério Norte e horário no hemisfério Sul.

Algumas massas de ar acabam desenvolvendo sentido de giro horário no hemisfério Sul e anti-horário no Norte, mas são desenvolvidas a partir das denominadas massas de ar primárias (as primárias são geradas a partir do perímetro do planeta, ou, linha equatorial magnética, enquanto que as secundárias são desenvolvidas a partir da força das primárias).

Na mitologia, as explicações sobre o desaparecimento de objetos tem fundo de verdade porque eles verdadeiramente deixam de permanecer onde estavam, para se apresentar muito distante do seu local.

VOLTAR