<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Untitled Document
Make your own free website on Tripod.com
______Certo dia, sem pretender entrar, já me via em uma sebo observando o seu ecervo e folheando pausadamente os seus exemplares, fiquei pretenso a adquirir alguns dos livros que encontrava ali. Inusitadamente acabei me deparando com um mapa diferente daqueles convencionalmente encontrados e difundidos no meio didático, um mapa oceanográfico que tratava específicamente da profundeza e do soalho Oceânico. Naquela época eu ainda procurava respostas para o fenômeno do movimento dos continentes e adquiri o exemplar unicamente pela sua característica diferenciada.

______Não titubeei, mas somente anos depois é que eu iria examinar cuidadosamente o material. Foi então que me ocorreu algo que não poderia deixar de perceber. As teses de Wegener certamente não tinham como serem amparadas neste mapa, visto que ele só foi elaborado a partir de um equipamento que não existia quando o meteorologista alemão realizava suas pesquisas (Alfred Lothar Wegener, nascido em 1880, morreu em 1930 preso nas neves da Groenlândia), o equipamento utilizado para a confecção deste mapa foi o magnetômetro. Um sofisticado aparelho de medição por ondas sonoras, que emite uma batida em direção ao fundo do mar, este som é refletido e retorna em questão de segundos. Sabendo-se a velocidade com que se desloca, é possível medir a profundeza do local. Isso foi iniciado logo após a segunda Guerra mundial, tendo sido um equipamento criado para identificar a presença de submarinos. Nos anos 50, esta pesquisa foi iniciada e seu resultado seria obtido nos anos 60, quando a partir de então os mapas oceanográficos passaram e a ser divulgados em todo o mundo.

______O que está patente no mapa e certamente é algo que têm escapado dos pesquisadores, é a existência de uma imensa planície submersa na costa da América do Norte identificada como Grande Banco. Seu formato apresentado pela estratificação quando da planificação desta porção continental, acaba incorrendo no erro da sua apresentação de modo maior, fazendo-se acreditar em uma área mais extensa do que a existente no local. Ignorando e corrigindo o erro da planificação, sua apresentação faz com que o contorno desta área possa conferir uma concordância tão ou mais precisa com a Baía de Biscaia na Europa, quando comparada com a existente entre a América do Sul e a África, base de toda a teoria desenvolvida por Wegener.

______Foi a partir destes dados que acabei me embrenhando nas pesquisas a respeito deste passado geológico e consegui avançar nos trabalhos a respeito de tudo o que possa ter ocorrido com o planeta e que teria proporcionado a atual condição não apenas geográfica, mas também oceanográfica (muito importante para entender os Oceanos e a sua interação como um todo), climatológica tanto quanto os seus fenômenos naturais.

______Difícil verdadeiramente é admitir que os efeitos produzidos pela alteração geográfica tenha ocorrido dentro de um período tão reduzido. Mas é muito importante que se perceba e seja compreendido que uma alteração proporcionada por um deslocamento abrupto, não poderia ocorrer com velocidade inicial, subseqüente e terminal equivalentes entre si. Sempre que me confronto com trabalhos a este respeito, observo a afirmativa de que os Continentes tenham se separado e estejam permanentes neste sentido a uma velocidade de 5 cm anuais.

______Nós sabemos que os Continentes possuem movimentos ritimados de Leste para Oeste (genéricamente tratando), definidos como de 3 cm para a Europa, 7 cm para a África, 4 cm para a América do Norte, 5 cm para a América do Sul, 2 cm para a Ásia e 5 cm para a Austrália.

______Quando dizemos que seu movimento é ritmado, nos referimos a um deslocamento continuado de ida e vinda. Os resultados mais evidentes desta atividade ficaram identificados na famosa falha de Santo André (San Andreas). Esta falha que foi registrada desde o Alaska até as proximidades com o México, pode estar atualmente com sua extensão até as proximidades de João Câmara em Pernambuco, que só no ano de 2.002 registrou cerca de 330 tremores de terra.

______A falha de Santo André causou abalos sísmicos de grandes proporções quando do movimento da América do Norte em um sentido e a América do Sul no oposto, conferindo a separação comprovada de até dez centímetros (cinco de cada porção continental porque enquanto uma se dirigiu para o oeste a outra foi para o leste resultando nos dados mencionados).

______Sendo assim, e tendo estes dados como referência, é importante portanto salientar que os movimentos ritimados em que se encontram os Continentes, pode estar apresentando uma condição estagnada dos mesmos, ou seja, seu posicionamento não o condiz sob o aspecto de uma alteração e que esteja se deslocando em movimento de separação, ao contrário, o movimento ordenado de um lado para o outro, pode representar uma situação de relativo estacionamento.

______Por outro lado, não devemos esquecer que o movimento inicial que existiu nos continentes que se separaram (especificamente o Continente Americano), teve um deslocamento inicial muito mais veloz do que o movimento terminal que lhe possibilitou a atual condição e posição. De maneira mais clara, o movimento dos continentes quando separados, não tiveram uma alteração sob velocidade e progressão aritmética, mas sim geográfica, pois seu movimento inicial tinha velocidade muito superior à velocidade terminal.

______Esta situação pode obrigar a revisão da concepção científica sobre os dados registrados nas quais são amparadas as teses evolucionistas sobre a separação continental. Já houve um estudioso nos anos 80 que admitiu a separação continental, mas sua teoria terminava na incapacidade de encontrar o elemento propulsor que poderia conferir a separação das Américas, mesmo que isso ocorresse dentro de um movimento ordenado, lento e contínuo ao longo de milhões de anos, pois o seu progresso dependeria de um efeito inicial, ele nunca encontrou este elemento, mas admitia a hipótese de que seria preciso uma massa continental expressiva para que isso viesse a ocorrer.

______Se quiser adquirir um exemplar do livro: "A Descoberta do Século. A Ilha de Atlântida", você pode enviar um e-mail para o endereço eletrônico tamura@ig.com.br, ou fimdalenda@ig.com.br.

______Seu exemplar será enviado para o seu domicílio a um custo fixo como carta registrada (ela segue com o serviço de entregas do Sedex, mais barato e mais seguro). Clique aqui e confira os comentários de quem comprou pela internet.

______A negociação é feita diretamente com o autor de maneira segura, você não precisa se cadastrar, inserir códigos, senhas bancárias, nada disso, o depósito é feito em conta corrente em qualquer agência do Banco do Brasil e o envio é para o seu endereço sem embaraços.