Make your own free website on Tripod.com
Phillipe Buache
O mapa de Phillipe Buache foi elaborado a partir de mapas mais antigos que este teria recebido em suas mãos. Também neste trabalho temos a comprovação de tudo o que pode ser conferido em outras cartografias que esclarecem sobre a circulação de mapas antigos em toda a europa nos tempos de Colombo.

Observe que no canto inferior direito do mapa, na imagem ampliada abaixo, temos a data de sua elaboração no ano de 1739. Quando sabemos que foi James Cook quem contornou primeiro a extremidade ao sul do continente, passando próximo à Antártida no ano de 1820, e mais ainda, que só em 07 de Fevereiro de 1821, John Davis viria a pisar no território gelado, fica a indagação: "Quem teria circulado este terrítório conseguindo até mesmo obter o formato da Antártida com maior precisão do que as interpretações mais recentes?', mais ainda, o contorno da região está não apenas mais correto e melhor definido, como também apresenta uma alteração, indicando que este bloco tenha "girado" (força centrífuga?), pois a região que está presenta neste mapa próximo à Terra do Fogo, hoje se encontra voltado para a Nova Zelândia. A área que estava mais próxima à África nos tempos de elaboração deste trabalho é que se apresenta atualmente nas proximidades da América do Sul.

Deste modo, temos nesta placa, uma apresentação de que a força centrífuga da Terra esteja promovendo o seu movimento em sentido contrário ao giro do planeta. Enquanto que a Terra gira de Oeste para Leste, o continente gelado girou de Leste para Oeste.

Observe o comparativo na representação abaixo:
VOLTAR