Make your own free website on Tripod.com

Crate's Globe

150 a.C.

Crate's Globe 150 a.C

 

Este mapa data do ano de 150 a.C. circulou pelo império romano e pelos países banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Ele deixa muito claro que os povos da antiguidade não apenas conheciam a esfericidade da Terra, algo que seria perdido posteiormente com o advento da influência do clero nos reinos europeus, como também já possuíam avançados conhecimentos de medição, cartografia, matemática, entre outros, pois a apresentação deste mapa esclarece o conhecimento dos pólos da Terra por exemplo, com o detalhe de se apresentar o extremo Norte da Terra com navegabilidade, pela ausente expressão do gelo polar.

:Este mapa apresenta relativa qualidade para a apresentação da Europa com as ilhas britânicas, Itália, Grécia e Mar Cáspio, mas também apresenta bem definido a Península Arábica e todo o Norte da África.

No entanto sua imperfeição fica por conta da apresentação do território africano, o que pode ser justificado pela sua condição imersa no período de sua elaboração...

Mas é surpreendente que este mapa possa nos conferir ainda outras afirmativas quando da sua apresetnação do território da Antártida ao Sul do Continente Africano e as Américas no seu lado ocidental.

Também surpreende o fato de se conhecer a ilha Equatorial da Terra, o que por si representa o conhecimento do movimento orbital uma vez que se define os extremos Norte e Sul da Terra, com a apresentação de suas linhas cartográficas de latitude e de longitude.

Outros mapas elaborados posteriormente pecam pela baixa qualidade de seus resultados, ficando este mapa muito avançado para a sua época. Sabendo-se a data de sua descoberta ficamos inquietos quanto à data de sua origem, pois não sabemos exatamente há quanto tempo ele já existia.

A chamada Zona Tórrida esclarece o conhecimento de que na linha Equatorial Magnética incide a maior expressão dos raios solares conferindo clima árido e seco para as regiões que recebem a sua incidência direta.

Representado da maneira como encontramos neste mapa, a região atual onde a linha do Equador permanece não confere com o que está registrado aqui, o que pode significar a alteração polar deste período para o atual.

Onde hoje percebemos a linha Equatorial, estaria a linha do Trópico de Câncer antigo.

VOLTAR