Make your own free website on Tripod.com

Hecataeus

século VII a.C.

Datados do século VII a.C. estes mapas foram elaborados pela cartografia do período greco-romano, onde percebemos identificações importantes para compreender de que maneira se dispunham os continentes no passado.

Da mesma forma como os trabalhos cartográficos modernos não conseguem interpretar os continentes no passado sem que estejam referenciados com a atual disposição e orientação polar-magnética, os trabalhos de cartografia no passado não conseguiam expor sua apresentação sem que estivessem orientados a partir de uma orientação magnética semelhante ao que existiu em seu passado recente, ou seja, no período de Atlântida os continentes estavam dispostos em torno de um norte magnético (ver Pangéia).

Assim sendo, temos identificado como sendo o "Pontus Eixinus", o que hoje conhecemos como Mar Egeu (próximo ao centro das ilustrações, tratado aqui como Euxine).

Também fica claro que para os povos antigos a idéia de continentes rodeados por um Oceano era natural, tanto quanto o formato esférico da Terra.

VOLTAR