Make your own free website on Tripod.com
Oceania
As modificações ocorridas na região da Oceania conferem a possibilidade de observarmos a formação de diversas dorsais oceânicas, das quais algumas deram resultado à formação de grupos de ilhas como é o casa da Nova Zelândia, das ilhas Salomão, Nova Caledônia, ilhas Tonga e ilhas Samoa.

Percebemos com muita nitidez pela revelação do relevo oceânico do Pacífico Sul nesta região, que todas as ilhas que se formaram foram constituídas à partir dos efeitos produzidos pela formação das Dorsais Oceânicas e que por sinal não são exclusivas deste Oceano. O mais célebre dos efeitos foi o que deu origem, e é um fato comprovado, à Islândia no Atlântico Norte.

A origem destas dorsais está relacionada aos efeitos produzidos pelo movimento entre placas continentais que acabam trazendo o afloramento do magma presente sob as placas tectônicas.

Os mesmos efeitos são conferidos na região das Filipinas, Indonésia e ilhas Marianas.

A Austrália com seu bloco, deixa perceber pela formação das suas cadeias montanhosas ao lado oriental de sua placa, uma cordilheira montanhosa, não tão representativa quanto as cordilheiras americanas, mas que permitem esclarecer seus efeitos com certa similaridade para com o que ocorreu com as Américas.

Mesmo assim, o seu movimento muito menor e muito menos signnificativo do seu bloco, não promoveu a elevação a níveis tão expressivos como a Cordilheira dos Andes, nem ao nível das Rochosas, mas sua condição elevada pode presumir que sua posição no passado tenha sido a de uma região mais próxima ao Sudeste da Ásia do que a atual geografia lhe condiciona.

Tanto na costa das Filipinas, quanto na costa da Indonésia, as águas do Oceano Pacífico chegam a se elevar em mais de 9 metros entre a sua maré baixa e maré alta.

A salinidade do Oceano Índico mais elevada do que os demais oceanos, está relacionada ao fato de ter sido no passado uma extremidade polar magnética, o que lhe conferiu águas de um Círculo Polar que acabam condensando seu líquido pela força centrífuga, fazendo com que os valores de salinidade sejam sempre mais expressivos.

VOLTAR