Make your own free website on Tripod.com

Posidonius

150-130 a.C.

Tanto quanto a maior parte dos mapas antigos, o mapa de Posidonius também possui exatidão para o Mar Mediterrâneo, Grécia, Turquia, Mar Egeu e Mar Negro, havendo menção a respeito da Grã-Bretanha Mar Cáspio (ligado ao Círculo Polar Ártico?).

Mas peca pela qualidade com que se refere à Península Ibérica e à Península Arábica, das quais os trabalhos mais antigos tinham melhor definição geográfica.

Porém é interessante percebermos que a menção da África já deixa claro que se trate de um continente ou uma extensão territorial maior do que era admitido em outros trabalhos.

Também é importante perceber que o continente asiático era determinado como uma extensão territorial que partia do território egípcio ao Leste do Nilo, cobrindo toda a Península Arábica, Oriente Médio e se estendendo por uma área então indeterminada.

Não seria de se surpreender se este mapa tivesse origem a partir de mapas anteriores. A menção sobre mapas antigos é trazida por outros trabalhos, sendo o mais célebre o que foi elaborado por Piri Reis.

VOLTAR